A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Aline Nathalia Marques, Rosimeire Maria Orlando

Resumo


RESUMO: O domínio sobre o sistema escrito coloca o sujeito em status de relevância na nossa sociedade em que a cultura do saber escrito prevalece. Neste cenário, os sujeitos com deficiência intelectual que foram ao longo da sua história segregados do processo de escolarização, poucos ou quase nenhum, conseguiram aprender a ler e escrever. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica em três bases de dados, sendo elas a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o site do programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar (PPGEES). Com isso, objetivou-se mapear e analisar publicações bibliográficas sobre o processo de aquisição da leitura e escrita por alunos com deficiência intelectual. Os dados apontaram que poucos estudos foram publicados sobre essa temática e que muito ainda precisa ser pesquisado sobre este tema para contribuir com a qualidade do ensino da leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual.


Palavras-chave


educação especial; deficiência intelectual; escrita

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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