SÍNDROME DE BURNOUT: O BICHO PAPÃO DA EDUCAÇÃO

Maria Aparecida Azzolin

Resumo


Este artigo é resultado da análise do Projeto de Intervenção “Conhecer: primeiro passo para vencer o bicho papão da Síndrome de Burnout”, desenvolvido através de cursos de formação de professores do Colégio Estadual Cristóvão Pereira, na cidade de Santiago/RS, no mês de julho de 2014, com um total de 20 h,. Traz uma abordagem teórica sobre a temática e uma análise da interação junto aos professores, destacando o reconhecimento de si e do outro, descuidado  no corre-corre do cotidiano escolar. O trabalho visa problematizar a Síndrome de Burnout, suas causas, consequências e formas de prevenção e combate, visando à construção de um ambiente escolar mais dinâmico, saudável e feliz. Os dados mostram que no ambiente escolar existe um universo pulsante de vida, com pessoas cheias de sonhos, vivências e traumas que interagem, dialogam, trocam suas experiências positivas e negativas e que fortalecer os laços afetivos, através da interação entre colegas é uma ótima forma de manter-se saudável.


Palavras-chave


Educação;Formação de professores;

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie