EDUCAÇÃO, TRADIÇÃO E NOVIDADE
Resumo
O sentido da educação é a formação humana. Educar, portanto, é apresentar o mundo dos homens aos novos que chegam a este mundo, tarefa primordial dos adultos. Assim, a pergunta pelo sentido da educação é pertinente e mais ainda em um contexto de efemeridade de referências. É pela formação que as crianças, adolescentes e jovens aprendem a tradição – universo de referências que consideramos legítimas – abrindo a possibilidade de participarem da vida em comum. Socializar e adaptar são elementos do processo humanizador e, neste sentido, tarefas educativas, mas não se esgotam nelas. O artigo tem por objetivo refletir sobre a relação entre educação, tradição e novidade no contexto de formação das novas gerações. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico que revisita três autores reconhecidos –Kant, Adorno e Rorty – em suas ponderações sobre a tarefa da educação. Reconhecem eles que inerente a tarefa educativa se encontram o processo de socialização/adaptação, bem como, o de autonomização, emancipação ou de individualização. Neste sentido, a sempre novidade é um risco a educação.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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