GLOBALIZAÇÃO, CIDADANIA E SUJEITO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Edinaldo Enoque Silva Junior

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de globalização em relação com as transformações da identidade e da cidadania. Buscamos compreender o enfraquecimento das identidades locais e no que isso pode afetar no interesse pelas coisas da cidade. Num segundo momento, pretende-se analisar o enfraquecimento desse desinteresse pelas coisas da cidade juntamente com o conceito de cidadania em aproximação do conceito de Sujeito proposto por Alain Touraine. Por fim, buscamos alargar o debate sobre o Sujeito em relação com a escola, ou seja, qual poderia ser o papel da escola para a formação do Sujeito. Desse modo, o presente artigo pretende compreender a crise da identidade mediante o processo de globalização, no que essa crise pode afetar nas práticas cidadãs e qual a importância de se pensar o Sujeito para revitalizar essas mesmas práticas, e como a escola pode contribuir para formar esses Sujeitos.

 


Palavras-chave


Cidadania; Sujeito; Educação; Contemporaneidade.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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