UMA ANÁLISE CRÍTICA-CONSTRUTIVA DE CURSO DE FORMAÇÃO DO PROINFO INTEGRADO
Resumo
Este texto tem como intenção problematizar os resultados de uma pesquisa qualitativa (Triviños, 1987) utilizando a metodologia da pesquisa-ação, (Thiollent, 2011), em nível de Mestrado, na qual promovemos uma investigação crítica-construtiva acerca do Curso de Formação Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, (Tornaghi; Prado; Almeida, 2010), do Ministério da Educação (MEC), realizado via Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). Para tanto, buscou-se uma reflexão sobre as principais contribuições que a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação, (TIC), através do Curso, podem trazer para a qualificação das práticas docentes dos professores das escolas do campo. Assim, o foco da intervenção deste estudo foi discutir se as políticas públicas nacionais de educação, (Pretto, 2009, 2012), traduzidas por programas e projetos, tendo como objeto de estudo e diagnóstico o Curso de Formação, estão contemplando as necessidades da educação do campo (Gritti, 2003), (Caldart e Molina, 2004), tendo como pressuposto a valorização do mundo rural, a partir da articulação entre as diferentes linguagens, a cultura digital e práticas pedagógicas (Libâneo, 2006).
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: