UMA ANÁLISE CRÍTICA-CONSTRUTIVA DE CURSO DE FORMAÇÃO DO PROINFO INTEGRADO

ELAINE APARECIDA PEREIRA FLORES, Silvana Maria Gritti

Resumo


Este texto tem como intenção problematizar os resultados de uma pesquisa qualitativa (Triviños, 1987) utilizando a metodologia da pesquisa-ação, (Thiollent, 2011), em nível de Mestrado, na qual promovemos uma investigação crítica-construtiva acerca do Curso de Formação Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, (Tornaghi; Prado; Almeida, 2010), do Ministério da Educação (MEC), realizado via Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). Para tanto, buscou-se uma reflexão sobre as principais contribuições que a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação, (TIC), através do Curso, podem trazer para a qualificação das práticas docentes dos professores das escolas do campo. Assim, o foco da intervenção deste estudo foi discutir se as políticas públicas nacionais de educação, (Pretto, 2009, 2012), traduzidas por programas e projetos, tendo como objeto de estudo e diagnóstico o Curso de Formação, estão contemplando as necessidades da educação do campo (Gritti, 2003), (Caldart e Molina, 2004), tendo como pressuposto a valorização do mundo rural, a partir da articulação entre as diferentes linguagens, a cultura digital e práticas pedagógicas (Libâneo, 2006).

 


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação do Campo, Proinfo Integrado

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie