A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

Kely-Anee de Oliveira Nascimento, Adriana Lima Monteiro, Neide Cavalcante guedes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a prática pedagógica do pedagogo em 05 (cinco) escolas da Rede Municipal da cidade de Teresina, estado do Piauí, a partir dos seguintes questionamentos: Como acontece essa prática no contexto escolar? Quais as principais atribuições do Pedagogo no espaço da escola? Que desafios esse profissional enfrenta no cotidiano da prática? Nossa base teórica se constituiu de autores que discutem a temática, dos quais destacamos Tardif (2002), Pimenta (1991) e Libâneo (2010). O estudo se organiza como uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, utilizando o questionário para a coleta e construção dos dados. Os resultados evidenciaram que apesar do Pedagogo possuir a mesma base de formação do docente ele possui atribuições distintas, considerando que a sua prática transita pelos diferentes espaços da escola. Concluímos, ainda, ser extremamente importante que o pedagogo tenha conhecimento aprofundado do fazer docente, para que possa mediar e orientar o trabalho do mesmo, no sentido que haja um trabalho colaborativo, ou seja, sua atuação contemple um trabalho coletivo com os demais profissionais da educação, com pais e alunos, conduzindo a um ensino e uma aprendizagem de qualidade capaz de atingir os objetivos da escola.

 


Palavras-chave


Prática. Pedagogo. Saberes. Contexto escolar

Texto completo: 12-29

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B2

Indexada em:


Latindex

bbe

edubase

clase

iresie