TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES: TECENDO FIOS DE MEMÓRIA

ROSANGELA PEREIRA SOUSA

Resumo


RESUMO: Este estudo discute a reconstrução de histórias de vida dos tempos de alfabetização, de alunos  do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí, em pesquisa realizada em 2013. Delineia o panorama de experiências educacionais, enfocando concepções e a significação dos tempos e modos escolares, vivenciados pelos colaboradores. Deriva do questionamento: que significação a trajetória escolar da alfabetização traz para futuros professores no âmbito da prática pedagógica? Analisa a significação e relevância dessa trajetória para o desenvolvimento da prática pedagógica caracterizando os efeitos desse percurso em espaços e contextos escolares diversos, descrevendo diferentes concepções teóricas que se manifestam no bojo da Nova História Cultural e reflete sobre os relatos de memória dos sujeitos na dinâmica dos processos de história da educação nacional e regional. Estudo bibliográfico e de campo fundamentado nas concepções teóricas de autores como: Le Goff (2003); Halbwachs (1990); Bosi (2004); Tardif (2002); Pimenta (2005); Imbernón (2010), entre outros. Utilizou-se de metodologia de abordagem qualitativa, aplicando questionários com 30 alunos, e amostra composta de apenas seis alunos, três homens e três mulheres. Conclui-se que a significação da trajetória alfabetizadora aponta para práticas pedagógicas repetitivas resultado de um ensino fragmentado e aligeirado, não permitindo aos indivíduos refletirem sobre as diferentes dimensões da aprendizagem. Almeja-se que este trabalho se constitua como um instrumento de reflexão  acerca da relevância do estudo com memórias de pessoas comuns como elemento possibilitador de uma práxis significativa.


Palavras-chave


Trajetória Formativa. Memória. Alfabetização

Texto completo: 127-145

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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