FEDERALISMO BRASILEIRO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL
Resumo
O texto tem como propósito o levantamento e análise de
algumas implicações do federalismo brasileiro no campo educacional. Para tanto retoma aspectos da atuação da União, estados, Distrito Federal e municípios no oferecimento do ensino em seus diferentes níveis, seleciona a legislação sobre a temática, analisa a ampliação do atendimento quanto à cobertura, duração dos cursos, carga horária e idade mínima para o ensino obrigatório e gratuito, detendo-se na apresentação e análise das matrículas do ensino básico no ano de 2012 e do superior em 2011. Aborda a questão do regime de colaboração, analisa o financiamento do ensino, as formas mais comuns de trabalho conjunto entre os entes federados e apresenta algumas implicações das mesmas. Por fim destaca a importância do estabelecimento do sistema nacional de educação, a questão do novo Plano Nacional de Educação e
a necessidade de regulamentar o regime de colaboração, considerando a superação das desigualdades regionais e ampliação da cobertura com qualidade do ensino brasileiro em seus diferentes níveis.
algumas implicações do federalismo brasileiro no campo educacional. Para tanto retoma aspectos da atuação da União, estados, Distrito Federal e municípios no oferecimento do ensino em seus diferentes níveis, seleciona a legislação sobre a temática, analisa a ampliação do atendimento quanto à cobertura, duração dos cursos, carga horária e idade mínima para o ensino obrigatório e gratuito, detendo-se na apresentação e análise das matrículas do ensino básico no ano de 2012 e do superior em 2011. Aborda a questão do regime de colaboração, analisa o financiamento do ensino, as formas mais comuns de trabalho conjunto entre os entes federados e apresenta algumas implicações das mesmas. Por fim destaca a importância do estabelecimento do sistema nacional de educação, a questão do novo Plano Nacional de Educação e
a necessidade de regulamentar o regime de colaboração, considerando a superação das desigualdades regionais e ampliação da cobertura com qualidade do ensino brasileiro em seus diferentes níveis.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: