Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Plures Humanidades?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Os Artigos somente serão aceitos se estiverem dentro das normas exigidas pela Revista, caso não estejam dentro das normas, o mesmo será devolvido ao(s) autor(es).

Trabalhos
Os artigos podem apresentar resultados de trabalhos de investigação e/ ou de reflexão teórico-metodológica, não ultrapassando 20 páginas. Os relatos de experiência devem ser apresentados em até 10 páginas. As resenhas de obras publicadas nos últimos três anos precisam discorrer sobre o conteúdo das mesmas em forma de estudo crítico, com aproximadamente 3 páginas.

Os textos enviados como colaboração à Plures Humanidades devem ser encaminhados eletronicamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, no item submissões.

Deverão ser enviados um arquivo em Word for Windows, com o texto completo, sem a identificação dos autores. Outro arquivo, com identificação completa dos autores, filiação acadêmica, endereço eletrônico e endereço para correspondência, deverá ser submetido como documento complementar (passo 4 da submissão eletrônica).

Os trabalhos devem ser apresentados em em formato A4 (297 x 210mm), numa única face e em espaçamento 1,5 justificado, com margens superior e esquerda de 3 cm, margens direita e inferior de 2 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). As páginas deverão ser numeradas no canto inferior à direita.

Na primeira página do trabalho devem constar:

a) Título do artigo e subtítulo (apresentar na língua do texto e em inglês, em caixa alta, Times New Roman 12, negrito e centralizado);

b) Dados sobre o(s) autor(es) (nome do autor- em Times New Roman 12, centralizado e negrito, com indicação em nota de rodapé do maior título universitário, a instituição a que pertence e endereço eletrônico que possa ser publicado) e, em arquivo separado, além desses dados completos, o endereço para correspondência e telefone para contato.

Resumo e Abstract (Times New Roman 12, espaçamento simples)

O resumo deve ser apresentado uma linha após o nome do autor, na língua do texto, e o abstract em língua inglesa. Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não ultrapassar 250 palavras (10 linhas).

Palavras-chave e Keywords

Correspondem às palavras que identificam o conteúdo do trabalho. Em uma linha após o resumo, apresentar no máximo 5 palavras separadas por ponto (na língua do texto e em inglês), que permitam a adequada indexação do trabalho. Sugerimos a consulta ao banco de dados

Após duas linhas, iniciar o texto do trabalho.

REFERÊNCIAS

De acordo com as normas da ABNT (NBR-6023/2002; NBR-10520/2002).

As referências são justificadas e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

Notas de rodapé e outras quebras do texto devem ser evitadas. Todavia, as notas que se fizerem necessárias serão realizadas em rodapé e suas remissões devem ser por números. Não incluir referências bibliográficas nas notas.

As citações deverão ser feitas no corpo do texto, quando citações indiretas ou diretas com até 3 linhas. O autor será citado entre parênteses, por meio do sobrenome em letras maiúsculas, separado por vírgula do ano de publicação e seguido por paginação, como, por exemplo: (SOUZA, 1997) na citação indireta ou (SOUZA, 1997, p. 33) na citação direta, ou incorporada ao parágrafo em minúsculo, como, por exemplo: Segundo Souza (1997). As citações diretas com mais de 3 linhas serão apresentadas em parágrafo simples, digitados em fonte Times New Roman, tamanho 11 e recuo de 4 centímetros. As citações de um mesmo autor de diferentes obras, publicadas no mesmo ano, serão diferenciadas por letras, de acordo com a entrada no texto. Exemplo: (GONÇALVES, 1996a); (GONÇALVES, 1996b).

A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Exemplos de Referências:

LIVROS

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título da obra (negrito): subtítulo (se houver). 2.ed. Local: Editora, Ano. Número de páginas (elemento opcional)

Livros com um autor

WACHOWICZ, L. A. O método dialético na didática. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001. 141p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Livros com dois ou três autores

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Livros com mais de três autores

SAVIANI, D., et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. 203p.

Livros de vários autores com um ou mais organizadores

DIAS, T. R. S.; SCRIPTORI, C. C. (Orgs.). Sujeito e escola: estudos em Educação. Florianópolis: Insular, 2008. 248p.

Capítulos de livros

LACREU, H. L. La importancia de las geociencias para la construccion de ciudadanía en el curriculo de la enseñanza básica. In: SICCA, N. A. L.; COSTA, A. D. M.; FERNANDES, S. A. S. (Orgs.) Processo curricular: diferentes dimensões. Florianópolis: Insular, 2009. p. 17-36.

Artigos de periódicos

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título da revista ou periódico (em negrito), Local, volume, número, páginas iniciais e finais, mês ou meses, ano.

SOUZA-LEITE, C. R. V.. Freire, Buber e Bion: possíveis encontros. Plures –Humanidades, Ribeirão Preto, ano 9, n. 10, p. 83-99, jul./dez. 2008.

Artigos de periódicos eletrônicos

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, ano, paginação ou indicação do tamanho (se houver). Informações sobre a descrição do meio ou suporte. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia, mês abreviado e ano.

CRUZ, J. I. G.; DIAS, T. R. S. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.15, n.1, p. 65-80, jan.-abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v15n1/06.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2009.

Teses ou Dissertações

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título da dissertação ou tese: subtítulo (se houver). Ano. n° de páginas. Indicações da dissertação ou tese – Local, ano.

ALVES, J. M. Competividade e tendência da produção de manga para exportação do nordeste do Brasil. 2002. 147 f. + 1 CD-ROM. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2002.

Artigo de jornal assinado

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do jornal, Local, dia, mês, ano. Caderno, n° página.

CRUZ, C. H. B. Quando o parâmetro é a qualidade. Folha de São Paulo, São Paulo, 07 jan. 2002. Opinião, p.3.

Artigo de jornal não assinado

GOVERNO federal acelera escola de nove anos. Folha de São Paulo. São Paulo, 08 jun. 2003. Folha Ribeirão, p. 5.

Decretos e Leis

JURISDIÇÃO (ou nome da entidade coletiva, no caso de se tratar de normas). Título da obra: subtítulo (se houver). Numeração e data. Ementa (elemento complementar) e dados da publicação que transcreveu a legislação (Título em negrito). Notas informativas relativas a outros dados necessários para identificar o trabalho.

BRASIL. Congresso. Senado. Resolução nº 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, através de revogação do parágrafo 2º, do artigo 1º da resolução no 72, de 1990. Coleção de leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.

MINAS GERAIS. Lei nº 9.754, de 16 de janeiro de 1989. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.53, p.22, 1989.

Constituição Federal

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório Oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeo.)

Imagem em movimento: filmes e fitas de vídeo

TÍTULO: subtítulo. Autor e indicações de responsabilidade relevantes (diretor, produtor, realizador, roteiristas etc.). Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas (duração): indicação de reprodução, som, indicação de cor; largura em milímetros.

BAGDAD Café. Direção: Percy Adlon. Alemanha: Paris Vídeo Filmes, 1988. 1 filme (96 min), son., color.

Trabalho apresentado em evento científico (congressos, simpósios, fóruns)

SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo: subtítulo (se houver). In: Título do Evento, numeração do evento em número arábico, ano, Local de realização do evento. Anais... Local de publicação: Editora, ano da publicação. n.º de páginas iniciais e finais do artigo.

GONÇALVES, P. W.; SICCA, N. A. L. Como a inovação curricular contribui para a formação dos professores? In: Reunião Anual da ANPEd, 31ª, 2008, Caxambu. Anais... Caxambu, 2008, p. 1-16.

Tabelas e Figuras

As Tabelas deverão ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto (devendo o título precedê-las). Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto.

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão consideradas Figuras. Também devem ser numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no trabalho, com o título imediatamente abaixo da figura.

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.
A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.
A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie