Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico Plures Humanidades, com ISSN 1518-126X para versão impressa e ISSN 2238-4979 para versão online, é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto- SP.

Publica artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas cuja temática esteja relacionada à Educação Escolar. Recebe colaborações em fluxo contínuo, enviadas por professores, pesquisadores e acadêmicos da área de Educação, provenientes de instituições do Brasil e do exterior.
A revista teve o primeiro número publicado em 2000 e manteve uma publicação anual, até 2007. Em 2008 passou a ser editada semestralmente. Encontra-se, atualmente, indexada 6 bases de dados internacionais e nacionais, sendo elas: BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anízio Teixeira – INEP/Ministério da Educação); SIBE –Sistema de Informações Bibliográficas em Educação (Brasília/INEP); EDUBASE (UNICAMP – Faculdade de Educação); CLASE – Base de Dados Bibliográficos de Revistas de Ciências Sociais e Humanas (Universidad Nacional Autónoma de México); IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa - Universidad Autónoma de México (México-UNAM); LATINDEX - Sistema de Información en Línea paea Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México-UNAM). Recentemente tem-se feito esforços para indexação do periódico em outras bases de dados de reconhecimento nacional e internacional. A revista tem contado com contribuições sistemáticas de renomados
pesquisadores nacionais e internacionais, fato que está viabilizando, em cada número, uma publicação internacional e ao menos sete artigos de pesquisadores nacionais, assegurando o caráter exógeno da revista.
Outro aspecto a ser destacado é o número de permutas. Atualmente conta com mais de 250 instituições cadastradas com esta finalidade, do Brasil e exterior, com financiamento do Centro Universitário Moura Lacerda. Os números publicados são encaminhados, também, para todos os programas de Pós-Graduação em Educação do país.
Além disso, a revista Plures Humanidades tem publicado os resumos de todas as dissertações defendidas, viabilizando mais um canal de divulgação da produção do programa.
Aproveitando o lançamento da versão eletrônica, a revista circula, a partir de 2011, com um novo projeto gráfico e ampliação do Conselho Editorial, tornando-o mais representativo das instituições de ensino superior, nacionais e internacionais. O quadro de consultores ad hoc, conta com pesquisadores de diferentes linhas de pesquisa.

A partir de 2017, a Revista Plures Humanidades passou a ser publicada exclusivamente em sua versão online.

Políticas de Seção

• Comissão Editorial
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Política padrão de seção

• Comissão Editorial
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

• Comissão Editorial
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumos de dissertações defendidas

Diretrizes para autores

Avaliadores deste número

Processo de Avaliação pelos Pares

A análise do artigo submetido à revista está condicionada inicialmente a parecer do conselho editorial que confere se o artigo atende às “Diretrizes para autores” e “Foco da revista”, publicados no SEER. Uma vez verificado que o artigo adequa-se às exigências é enviado para avaliação cega por pares, segundo as “Diretrizes para avaliadores”. A publicação está condicionada a pareceres favoráveis de ao menos dois membros do Conselho Editorial da Revista ou avaliadores ad hoc.
Os pareceristas recebem os originais anônimos para análise, bem como os autores, após o processo de avaliação, tem acesso aos pareceres sem identificação dos avaliadores.  Quando necessário, os autores podem reenviar o artigo atendendo às exigências indicadas pelos pareceristas. Quando solicitado pelo avaliador, este pode novamente, reavaliar o artigo. Caso contrário, o artigo é reavaliado pelo conselho editorial.

Periodicidade

A revista Plures Humanidades é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto- SP.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em: