VISÕES E CONCEPÇÕES DO ORIENTE MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Jorge Luiz Raposo Braga, Eduardo Karol, Luciano Dalcol Rodrigues Viana, Lorena Mendes Vieira

Resumo


O artigo objetiva analisar as ideias, visões e representações espaciais sobre o Oriente Médio, tendo como objeto de estudo as concepções de Oriente Médio apresentadas nos materiais didáticos de Geografia, e discutir a relevância da análise regional, consolidada nesses livros didáticos e seus reflexos na formação dos alunos. As concepções sobre o Oriente Médio estiveram sempre sustentadas nas visões e representações que muitos autores ocidentais tinham das sociedades locais. Tal conhecimento sistematizado, denominado orientalismo, acabou consolidando as imagens-força definidoras da realidade regional. Assim, tornou-se importante identificar de que forma essas interpretações influenciaram a Geografia. Para isso, partimos da análise de livros didáticos com o objetivo de entender como o orientalismo está presente em nossa disciplina. As análises dos textos revelaram que os conteúdos expressos nos livros não proporcionam a reflexão sobre as relações sociais estabelecidas no contexto regional e reafirmam as imagens cartográficas já consolidadas, definidas e a-históricas.


Palavras-chave


Oriente Médio; Ensino de Geografia; Livro Didático.

Texto completo: 179-200

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie