VISÕES E CONCEPÇÕES DO ORIENTE MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
O artigo objetiva analisar as ideias, visões e representações espaciais sobre o Oriente Médio, tendo como objeto de estudo as concepções de Oriente Médio apresentadas nos materiais didáticos de Geografia, e discutir a relevância da análise regional, consolidada nesses livros didáticos e seus reflexos na formação dos alunos. As concepções sobre o Oriente Médio estiveram sempre sustentadas nas visões e representações que muitos autores ocidentais tinham das sociedades locais. Tal conhecimento sistematizado, denominado orientalismo, acabou consolidando as imagens-força definidoras da realidade regional. Assim, tornou-se importante identificar de que forma essas interpretações influenciaram a Geografia. Para isso, partimos da análise de livros didáticos com o objetivo de entender como o orientalismo está presente em nossa disciplina. As análises dos textos revelaram que os conteúdos expressos nos livros não proporcionam a reflexão sobre as relações sociais estabelecidas no contexto regional e reafirmam as imagens cartográficas já consolidadas, definidas e a-históricas.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: