A ESCOLA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA CIDADANIA

Lázara Lisboa da Costa Mendonça, Gilda Aparecida Nascimento

Resumo


Este trabalho resulta de uma pesquisa de cunho teórico-descritivo-bibliográfica, desenvolvida com o objetivo de refletir acerca da necessidade de reinvenção da escola, como espaço privilegiado de formação da cidadania. Parte-se da questão: o que pode a escola fazer, do ponto de vista do currículo e da gestão, para se transformar efetivamente em local de cidadania aos sujeitos que nela atuam? Para fundamentar esta reflexão, fundamenta-se em Candau (2002), Canen e Moreira (2001), Libâneo (2008), Oliveira (2009), Pérez Gomez (2001) e Sacristán (2007; 2000), dentre outros. Defende-se a ideia que a escola pode tornar-se lócus de vivência da cidadania, por meio da vivência de práticas democráticas que possibilitem uma organização curricular construída a partir das expectativas e necessidades dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Políticas Educacionais; Currículo; Gestão Democrática; Escola e Cidadania.

Texto completo: 101-117

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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