EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Resumo
O presente trabalho é o resultado da experiência como docente no curso de extensão “Educação e culturas Afro-Brasileiras”, promovido pelo ODEERE/UESB, cujo objetivo é a promoção de discussões acerca da ancestralidade do povo negro e sua trajetória histórica no Brasil, com vistas à formação continuada do educador. O texto vem propor uma reflexão acerca da necessidade urgente de se repensar a prática educativa, hoje, no que diz respeito ao ensino da história da África e da cultura Afro-Brasileira na educação básica, vindo à tona a partir da promulgação da Lei 10.639/2003. Iniciamos com uma reflexão sobre novo papel do professor diante dos desafios apresentados pela sociedade que se redesenha neste início de século, marcada pela globalização da cultura, favorecida pela velocidade da informação e, paradoxalmente, pela negação à diversidade. O texto traz reflexões referentes à formação continuada do educador como sendo uma prioridade em qualquer proposta de reforma educativa. O mesmo se encerra mostrando as propostas construídas pelo ODEERE junto à comunidade da região sudoeste da Bahia. Tais propostas vêm ressaltar, assim, o relevante papel da Universidade como instituição de formação política, de promoção e disseminação do conhecimento.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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