O PARADIGMA INDICIÁRIO COMO MÉTODO DE DECIFRAÇÃO DA HISTÓRIA DA ESCOLA PARA CEGOS HELEN KELLER (RIBEIRÃO PRETO 1954-1990)

Daniela Leal, Osvaldo Tadeu Lopes

Resumo


Ao buscar, nas duas últimas décadas do século XXI, uma renovação teórico-metodológica nas pesquisas envolvendo a história das instituições escolares, por meio de fontes escritas, orais e etnográficas, conseguiu-se além de enfatizar a cultura escolar, explorar as questões didático-pedagógicas e político-ideológicas empregadas em cada uma dessas instituições e encontradas nas múltiplas fontes primárias e secundárias que se tem acesso. Diante desse cenário, objetiva-se com este artigo, apresentar como se deu a descoberta da história da Escola para Cegos “Helen Keller” de Ribeirão Preto, por meio do paradigma indiciário enquanto método de “decifração” da história da mesma, por meio das “pistas” recolhidas. Permitindo, assim, compreender a historicidade dos fatos, principalmente ao examinar os pormenores mais negligenciáveis e menos influenciados pelas características da escola, assim como examinar o paradigma indiciário e seus sinônimos, através de um trabalho “detetivesco”, como afirmava Ginzburg.


Palavras-chave


Escola para cegos; Historicidade; Paradigma indiciário

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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