A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E GESTORES: COMO A INCLUSÃO ESTÁ OCORRENDO EM PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Evani Andreatta Amaral Camargo

Resumo


RESUMO

Este texto tem como objetivo fazer algumas reflexões sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down (SD) na escola regular. Tais reflexões foram elaboradas a partir de orientações que realizei em Trabalhos de Monografias de um Curso de Especialização, na perspectiva teórica de Vigotski e Bakhtin. Os trabalhos ocorreram em cidades dos estados do sudeste e nordeste, o que permite que se faça um mapeamento parcial da inclusão de alunos com SD. Tais trabalhos foram feitos baseando-se no posicionamento de professores, gestores e alguns pais de sujeitos com SD, que frequentam a escola regular. Como resultados, discuto que o quê está garantido por lei ainda não se efetivou na prática, e isto tem interferido no processo de inclusão. Além disso, aspectos em relação aos preconceitos que esses indivíduos ainda carregam influenciam os atores ligados a eles. É necessário que concepções sejam modificadas, pois, pelas discussões teóricas, o sujeito se desenvolve a partir da aprendizagem, que leva ao desenvolvimento. O caminho para se modificar as concepções sobre a deficiência e inclusão é a formação desses professores e gestores, bem como uma política pública comprometida em auxiliá-los, de fato, em suas atividades cotidianas, num processo de formação continuada.


Palavras-chave


inclusão, síndrome de Down, educação.

Texto completo: 31-49

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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