TORNAR-SE PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL

Adriana Lima Monteiro Cunha

Resumo


O estudo é um recorte da pesquisa de doutorado e versa sobre as contribuições da formação inicial para o processo de tornar-se professor. Tendo como objetivo analisar as contribuições da formação inicial a partir da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFPI no processo de tornar-se professor. Parto do pressuposto de que a formação inicial oferecida pelo curso de Pedagogia contribui para o processo de tornar-se professor porque assegura uma sólida formação ao futuro Pedagogo e favorece sua atuação em amplos espaços educativos de forma crítica e reflexiva. Na construção teórica, estabelecemos interlocuções com autores como: Imbernón (2011), García (1999), Nóvoa (1992, 2017). Adotamos a perspectiva etnometodológica, entendida como teoria do social. Na produção dos dados, utilizamos as entrevistas narrativas com quatro professoras em início de carreira que, ao narrarem sobre o processo formativo, destacaram acerca das contribuições da formação inicial para seu crescimento acadêmico e profissional. Os dados revelaram que a formação inicial concedida pelo curso de Pedagogia da UFPI favorece uma formação sólida e objetiva a atuação do futuro Pedagogo em amplos contextos educativos. Portanto, esta formação assegura as bases dos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício profissional.


Palavras-chave


Formação Inicial. Matriz Curricular. Curso de Pedagogia

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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