CULTURA ESCOLAR, RITUAIS CÍVICOS E ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DE ALFENAS DURANTE O REGIME MILITAR

juliana miranda filgueiras, Jorge Eduardo Lima Araújo

Resumo


O artigo procura analisar as atividades cívicas e os rituais que integraram a cultura escolar de três escolas de Alfenas, no sul de Minas Gerais, durante o regime militar. Para tanto, utiliza o conceito de cultura escolar, a partir dos estudos de Viñao Frago e Escolano, que abordam os rituais cívicos e festas escolares como atividades que integram as práticas cotidianas das instituições educativas. Desse modo, foram selecionadas fontes dos “arquivos mortos” das escolas e realizadas entrevistas com uma ex-aluna, uma professora e uma diretora. A pesquisa permitiu identificar que datas tradicionais como o aniversário de cidade e a Independência do Brasil fundamentavam as comemorações e desfiles cívicos, mas novas datas também foram inseridas, como o aniversário da “Revolução de 1964”. Esses eventos ocorriam internamente às escolas, mas atingiam seu ponto central na realização dos desfiles na praça da cidade, com a presença das fanfarras e do grupo de dança moderna. As escolas realizavam ainda concursos cívicos com temáticas que abordavam a história brasileira, os símbolos nacionais, o folclore, o dia do índio, Santos Dumont etc. Nessa perspectiva, a história escolar se manteve como disciplina responsável por conceber tradições compartilhadas, por meio do saber ministrado nas salas de aula, mas também pelas outras práticas cotidianas, nas celebrações aos heróis nacionais, nas apresentações de poesias, pesquisas e concursos de redação.

Palavras-chave


civismo; cultura escolar; ensino de história; Alfenas

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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