O MÉTODO EXPERIMENTAL, NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo a organização do método experimental no ensino de Ciências, na perspectiva da aprendizagem significativa, nos anos iniciais do ensino fundamental. Traçamos como objetivo geral conhecer os pressupostos para o ensino de Ciências Naturais, como disciplina obrigatória do currículo escolar Brasileiro. Como objetivos específicos: discutir o método experimental e suas potencialidades para o ensino das Ciências Naturais, que favoreçam uma aprendizagem significativa; averiguar como o professor de Ciências, dos anos iniciais, tem organizado o método experimental, de maneira a contemplar a aprendizagem significativa dos alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a de campo, aplicando uma entrevista semiestruturada com dezenove professores de Ciências dos anos iniciais de sete escolas da zona urbana de Lago da Pedra-MA. A entrevista nos permitiu coletar informações referentes à organização do método experimental no ensino de Ciências. Verificamos que os professores têm priorizado a exposição oral dos conteúdos, a memorização e a prática experimental demonstrativa. No processo de aprendizagem, percebemos que essa organização metodológica dos professores não estimula o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa do ensino de Ciências. Consideramos que a escola e os docentes precisam refletir sobre as práticas que têm desenvolvido, no contexto do ensino de Ciências, dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chaves: Ensino de Ciências. Método experimental. Aprendizagem significativa.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: