O MÉTODO EXPERIMENTAL, NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

Késsia Mileny de Paulo Moura, Klênia Marcela Marcela da Silva Morais

Resumo


Este trabalho tem como objeto de estudo a organização do método experimental no ensino de Ciências, na perspectiva da aprendizagem significativa, nos anos iniciais do ensino fundamental. Traçamos como objetivo geral conhecer os pressupostos para o ensino de Ciências Naturais, como disciplina obrigatória do currículo escolar Brasileiro. Como objetivos específicos: discutir o método experimental e suas potencialidades para o ensino das Ciências Naturais, que favoreçam uma aprendizagem significativa; averiguar como o professor de Ciências, dos anos iniciais, tem organizado o método experimental, de maneira a contemplar a aprendizagem significativa dos alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a de campo, aplicando uma entrevista semiestruturada com dezenove professores de Ciências dos anos iniciais de sete escolas da zona urbana de Lago da Pedra-MA. A entrevista nos permitiu coletar informações referentes à organização do método experimental no ensino de Ciências. Verificamos que os professores têm priorizado a exposição oral dos conteúdos, a memorização e a prática experimental demonstrativa. No processo de aprendizagem, percebemos que essa organização metodológica dos professores não estimula o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa do ensino de Ciências. Consideramos que a escola e os docentes precisam refletir sobre as práticas que têm desenvolvido, no contexto do ensino de Ciências, dentro e fora da sala de aula.

Palavras-chaves: Ensino de Ciências. Método experimental. Aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Palavras-chaves: Ensino de Ciências. Método experimental. Aprendizagem significativa.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie