INTEGRAÇÃO CURRICULAR BASEADA NO LUGAR E NA CIDADE PARA CONTEXTUALIZAR CONCEITOS CIENTÍFICOS UNIVERSAIS

Pedro Wagner Gonçalves, Natalina Aparecida Laguna Sicca

Resumo


Este texto situa-se no campo que cruza Ensino de Geociências, formação de professores e currículo. Procura contribuir para o debate sobre o ensino a partir do lugar como meio de contextualizar tópicos e promover a integração curricular. Mostra que a maior parte das experiências de ensino ou aprendizagem de Geociências voltados para o lugar possuem propósitos multiculturais. O objetivo mais específico deste texto é mostrar como o ensino e aprendizagem apoiados no lugar contribuem para dar maior autonomia e criticidade ao professor. Esta pesquisa se apoia em um grupo de formação continuada de professores que adota o lugar como eixo curricular no ensino médio a partir das Geociências. O processo curricular para melhoria do ensino médio ocorre em um grupo de pesquisa colaborativa escola e universidade que atua em cidade do interior paulista (formação que já dura mais de quinze anos). Os professores do grupo adotaram, junto com o conceito de lugar, os eixos: teoria de sistemas e tempo geológico. É dentro desse contexto que foi adotado o estudo do lugar e da cidade como alvos de pesquisa e ensino. O estudo mostra um exemplo de ensino contextualizado a partir do lugar (exploração da enchente do centro da cidade) e como houve exploração multidisciplinar junto à construção do conceito de escala do tempo geológico. O principal resultado foi construir uma trajetória própria de desenvolvimento curricular e formação profissional.

Palavras-chave


Ensino de Geociências; integração curricular; política curricular; formação de professores; lugar e cidade

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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