CONSTRUÍMOS PROJETOS DE VIDA, CONSTRUÍMOS SONHOS: CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Care Cristiane Hammes, Jucimara Rojas, Neidi Liziane Copetti da Silva

Resumo


O objetivo foi compreender as possibilidades e limites de uma experiência pedagógica interdisciplinar realizada por meio de projetos de trabalho na construção de saberes docentes no âmbito da escola. A mesma foi desenvolvida no Instituto de Educação Ivoti/RS, onde foi realizado um projeto interdisciplinar com a participação de professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa com análise de e-mails trocados entre os professores, depoimentos/entrevistas dos mesmos, bem como anotações do diário de campo. Apresentou como referenciais Santos (2004), Tardif (2004), Fazenda (2003), Japiassu (1976, 1996), Palmade (1979), Castrogiovanni (2003), Gonçalves, Hernández e Ventura (2000), Merleau-Ponty (2006) e outros. A pesquisa evidenciou que os professores construíram saberes integrados por meio de projetos interdisciplinares.

Palavras-chave: Interdisciplinar. Aprendizagem em Geografia. Saberes docentes integrados. Projetos de trabalho.


Palavras-chave


Interdisciplinar. Aprendizagem em Geografia. Saberes docentes integrados. Projetos de trabalho.

Texto completo: 119-146

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie