JOGOS DIGITAIS NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O DESAFIO DA ESCOLHA PELO PROFESSOR

Maira Valencise Gregolin, Leandro Medeiros

Resumo


O presente artigo é parte de uma pesquisa mais ampla, que vem percorrendo a seguinte questão norteadora: quais os possíveis impactos do uso de um determinado jogo digital no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos para uma turma de alunos do ensino Fundamental I? Desta forma, a reflexão a seguir tem como objetivo apresentar subsídios para que se compreenda o atual ecossistema midiático diante das dificuldades encontradas pelos professores na seleção de jogos digitais que possam auxiliar no aprendizado de conceitos matemáticos. Ao aproximarmos as tecnologias digitais do contexto educacional, mobilizamos autores que não se voltam apenas ao uso da técnica, mas sim uma tecnologia enquanto caminho para a mudança social. Pensando com estudiosos voltados para os estudos culturais, embasamo-nos em uma educação associada à comunicação, que pode ser construída fora das instituições educativas e dos processos formais. Os resultados obtidos até o momento devem servir de base para a próxima etapa da pesquisa, em busca de propostas de metodologias de análise, avaliação e classificação dos jogos digitais com conceitos matemáticos que auxiliem o professor na realização de uma curadoria dos jogos digitais. Na próxima etapa da pesquisa, trataremos de nos basear nas propostas identificadas para chegaremos em modelos que devem auxiliar o professor na realização de uma curadoria dos jogos de maneira autônoma.


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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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