FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: RELATO DO USO DO GRUPO FOCAL EM OFICINAS PEDAGÓGICAS
Resumo
O artigo analisa os resultados de uma pesquisa realizada junto a professores do ensino fundamental e médio de uma escola estadual, engajados em um processo de formação continuada, por meio de oficinas pedagógicas. A pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, buscou avaliar as possibilidades de utilização dos Recursos Educacionais Abertos e sua relevância no processo ensino-aprendizagem na educação básica, analisando dificuldades e possibilidades e os resultados obtidos. Assim, como, avaliar o uso do grupo focal como estratégia metodológica, a fim de compreender as representações sobre o uso da tecnologia e o uso do REA em sala de aula. Os dados demonstraram a dificuldade dos participantes na apropriação de ferramentas tecnológicas, entretanto a busca pela inovação das suas práticas pedagógicas esteve presente no decorrer das oficinas. Consideraram o REA necessário e oportuno para ampliar as possibilidades em sala de aula, concluíram que, para desenvolver uma prática pedagógica com foco nas inovações tecnológicas, são necessárias mudanças metodológicas, avaliativas e de relacionamento interpessoal, pelas quais o professor pode estabelecer vínculos afetivos com o aluno e acompanhar o processo de construção do conhecimento. Concluímos que o REA contribui para a organização do conhecimento pelo próprio aluno e não se consolida apenas como mero recurso ilustrativo das aulas. A investigação colocou em evidência a necessidade de enveredar por novos paradigmas, ampliando formas de interação, com aulas mais produtivas e colaborativas, vencendo obstáculos diante do novo, através da adoção de novas ferramentas tecnológicas.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: