ROTEIRO DE ANÁLISE DE CURSOS DE ENSINO SUPERIOR OFERTADO A DISTÂNCIA: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO POR JUÍZES

Cláudio Gaspar de Mello, Thais Zerbini

Resumo


A crescente oferta de cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EAD) requer atenção, pois ocupam posição estratégica nas Instituições de Ensino Superior (IES). A qualidade de tais ações educacionais deve ser avaliada com o objetivo de mensurar os resultados obtidos e verificar se estão de acordo com os objetivos pré-definidos. Assim, a análise dos cursos ofertados na modalidade EAD se apresenta de extrema importância para o desenvolvimento de pesquisas que envolvam cursos ofertados em tal modalidade. O presente estudo objetivou adaptar o “Roteiro de Análise do Material Didático – EAD”, construído e validado por pesquisadoras nacionais, utilizado para avaliar a qualidade dos materiais instrucionais de disciplinas e cursos de curta duração ofertados a distância. O roteiro, após adaptado, foi denominado “Roteiro de Análise de Cursos de Graduação– EAD”. Para tanto, foram consultados trabalhos científicos na literatura especializada e documentos oficiais de normatização para cursos superiores. Os itens foram submetidos à validação semântica por sete alunos de graduação e à validação por juízes, sendo dois coordenadores de cursos de graduação, um de uma IES pública e outro de uma IES privada. O instrumento final foi aplicado em oito cursos de nível superior de três instituições pertencentes a Universidade Aberta do Brasil. Como resultado foi possível avaliar os cursos referente: à características do curso; os objetivos instrucionais; à adequação das estratégias instrucionais; o planejamento do cursos; à sequenciação do ensino; às fontes de informações (bibliografia e outros meios) e, por fim, às informações gerais sobre o curso.


Palavras-chave


Avaliação de curso; Educação a distância; Roteiro de avaliação; Instituição de Ensino Superior

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie