USOS CONTEMPORÂNEOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ADOLESCENTES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente artigo apresenta e discute resultados da pesquisa cujo objetivo geral consistiu em identificar e analisar práticas docentes no uso das tecnologias digitais e suas relações com o aprender dos alunos. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possuiu três fases de coleta de dados: a) entrevista, do tipo semidirigida, com 11 professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio; b) aplicação de questionário, do tipo semiestruturado, junto a 112 alunos dos anos finais do ensino fundamental; c) entrevista com princípios do método clínico, com nove adolescentes entre 13 e 17 anos de idade. A análise dos dados se deu mediante a técnica da análise de conteúdo e eixos de análise determinados por meio do método clínico. O referencial teórico constituiu-se da abordagem vigotskiana de desenvolvimento humano e a abordagem da cognição distribuída, estabelecendo as relações destas com compreensões oriundas da teoria das Representações Sociais. Por meio da inter-relação dos dados coletados, obtivemos como resultados que o aprender dos adolescentes fora da escola ocorre por meio de práticas socioculturais viabilizadas pelas tecnologias digitais, que refinam suas competências cognitivas quando promovem novas formas de socializar, de construir e de distribuir os saberes. No entanto, não há práticas pedagógicas direcionadas às necessidades formativas dos alunos e a instituição escolar vivencia um embate entre as práticas pedagógicas tradicionais e o aprender dos alunos, que têm nas tecnologias digitais instrumentos do pensar e de desenvolvimento sociocognitivo.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: