A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CRIAÇÃO E EXPANSÃO

Chaiane de Medeiros Rosa

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a centralidade que a educação profissional e tecnológica ganhou nas políticas públicas educacionais nos anos 2000, bem como apresentar o panorama da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei nº 11.892 de 2008, que tem como um de seus elementos constitutivos os Institutos Federais. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter histórico-normativo, balizado em um estudo documental, firmado principalmente em aparato legal e normativo federal, e também baseado em um estudo bibliográfico, respaldado em autores do campo da história da educação. Como resultado, este estudo indicou que, apesar de a educação profissional ter surgido no Brasil no início do século XX, especificamente em 1909, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, esse modelo de educação ganhou centralidade a partir dos anos 2000. Nesse contexto, uma série de políticas voltou-se para esse modelo de educação. Além disso, foi criada a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Institutos Federais, que foram os grandes responsáveis pela expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica no território brasileiro. O estudo ainda evidenciou que a expansão ocorrida nos anos 2000 foi vultosa, sendo mais representativa que o crescimento no setor desde sua origem, em 1909, até os anos 1990.


Palavras-chave


Expansão; Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Institutos Federais.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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