Implantação de políticas educacionais e concepções de professores: estudo com docentes de Educação Física
Resumo
No presente estudo buscou-se apreender os desdobramentos do embate realizado entre as concepções de um grupo de 6 professores versus a concepção presente na proposta pedagógica implantada na rede pública estadual paulista (SEE/SP, 2003), para a disciplina de Educação física nos anos/séries inicias do Ensino Fundamental. Como procedimento de coleta de dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que há diferenças nos modos de conceber a Educação Física entre os professores investigados. No entanto, quando confrontamos essas diferenças com a proposta oficial da SEE/SP, percebe-se que, entre os professores mais experientes, há uma grande aceitação dos princípios ali expressos. Portanto, todos adotam a proposta em vigência, assumindo-a, inclusive, como sendo sua própria concepção de Educação Física para as primeiras séries do Ensino Fundamental. Já os professores iniciantes apontam para outras possibilidades que se situam para além da proposta.
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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
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