A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A NARRATIVA DOCENTE
Resumo
Este trabalho coloca em discussão a importância da construção do Projeto Político Pedagógico com a participação contínua dos docentes, os quais sofrem com inúmeros entraves antes da conclusão dos projetos escolares. Adotou-se a narrativa como metodologia para ouvir a voz do professor com base nos objetivos práticos relacionados ao cotidiano da vida escolar, pela perspectiva dos três “AAA” (adesão, ação e autoconsciência) que sustentam o processo identitário dos professores, de acordo com Nóvoa (2013). Foram analisadas 26 narrativas dos professores, as quais caracterizaram as razões da descontinuidade do trabalho de reconstrução do Projeto Político Pedagógico (PPP). Conforme narra a maioria dos professores, a adesão ao trabalho no início do período letivo se perde nos afazeres burocráticos, organizados entre as rotinas das atividades pedagógicas em várias escolas que lecionam. Os objetivos do PPP perdem seu frescor inicial, resultando sua ação final na responsabilidade de poucos atores do cenário escolar. Neste contexto, a oportunidade de ouvir a voz do docente, de promover uma discussão coletiva e um pensamento reflexivo, incidem na autoconsciência, na qual o professor analisa sua ação no meio escolar.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: