CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DE 30 ANOS DEPOIS: RELATO DE UMA PESQUISA

ERIKA CAROLINE DE OLIVEIRA CAVALCANTI

Resumo


O presente estudo, que parte de uma pesquisa maior já concluída, visa compreender a constituição da proposta de mudança na rede de ensino da cidade do Recife mediante a diretriz curricular de base democrática apresentada na conjuntura de 1986 a 1988; e visa, também, analisar as conquistas na educação deste período para a posteridade, na perspectiva de trinta anos depois (2017/2018). Primeiramente, versamos sobre os objetivos e diretrizes das áreas do saber para as escolas da época; em seguida apresentamos uma avaliação desta experiência curricular; bem como sua contribuição para a atualidade. Para tanto utilizamos, como percurso metodológico, a análise documental. Como resultados, consideramos que as experiências curriculares, direcionando um novo ideal de sociedade com ênfase na mudança para a formação dos alunos, estão presentes nos objetivos da época e da atualidade, ambas inseridas em uma sociedade de regime democrático, porém com diferenças quanto as conquistas já alcançadas.

 

Palavras-chave: Educação. Currículo. Sociedade.

 


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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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