A ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS NO BRASIL IMPÉRIO (1822-1889): PRECARIEDADE E EXCLUSÃO

Renant Araújo Morais

Resumo


O presente trabalho analisa a trajetória do ensino de primeiras letras no Brasil Império entre 1822 e 1889. Tem como objetivos aferir a atuação do poder público na instrução elementar; investigar o funcionamento das escolas de primeiras letras e verificar as dificuldades que as autoridades enfrentavam para expandir a escolarização a uma faixa maior da população. A investigação é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. Constatou-se que o poder público teve uma ação muito tímida na instrução elementar. A falta de recursos financeiros, a falta de vontade política de muitas autoridades, a precariedade das comunicações e da vida urbana, a imensidão geográfica, dentre outros fatores contribuíram para o parco desenvolvimento do ensino elementar e inviabilizaram a formação de um sistema nacional de ensino. Na maioria dos casos, essas escolas funcionavam de maneira precária e improvisada e o nível de conhecimento e de preparo dos professores era muito limitado.


Palavras-chave


Alfabetização; Escolarização; Política Pública.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

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