DIDÁTICA E CURRÍCULO EM QUESTÃO: INTERCULTURALIDADE E TEORIAS PÓS-CRÍTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Carla Silva Machado

Resumo


O presente artigo visa discutir as relações entre o campo da Didática e do Currículo no que se refere às perspectivas da interculturalidade e das teorias pós-críticas. Dessa forma, seguindo os pressupostos definidos por Candau (1983, 1997, 2009, 2015), apresentaremos um panorama histórico do campo da Didática no Brasil. Na mesma intenção histórica, alimentados por Goodson (2013), Moreira (2007) e Silva (2011), enfatizaremos as mudanças em relação às discussões ocorridas no campo do Currículo. Entendemos que estes dois campos de pesquisa estão fortemente ligados às experiências docentes e à formação de professores, portanto, permitem um diálogo muito próximo com o cotidiano escolar e com as mudanças ocorridas na educação nas últimas décadas. Neste sentido, Didática e Currículo são caminhos importantes e também são os elos entre teoria e prática, portanto, a discussão em torno deles é imprescindível na perspectiva de uma educação para todos e todas, levando-se em conta a diversidade presente no cenário educacional.


Palavras-chave


Didática. Currículo. Interculturalidade. Teorias Pós-Críticas.

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Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B2

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