ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA: HISTÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS QUE CONCLUIRAM O ENSINO FUNDAMENTAL

Márcia Duarte

Resumo


O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer e analisar a trajetória escolar de pessoas com síndrome de Down que concluíram o ensino fundamental, a partir de seus relatos e lembranças da vida escolar. Em especial, optou-se por refletir acerca do processo de escolarização e apoio da família. Este trabalho contou com a participação de dois adultos com síndrome de Down que concluíram o ensino fundamental, residentes em um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista seguindo um roteiro semi-estruturado.  Os relatos deixaram transparecer a resistência do direito à educação das pessoas com deficiência, longo percurso de escolarização na classe especial sem sucesso na aprendizagem e a falta de serviços de apoio da Educação Especial na escola regular ao aluno com síndrome de Down.


Palavras-chave


Educação Especial; Trajetória Escolar; Síndrome de Down

Texto completo: 13-30

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1

Indexada em:


Latindex

bbe

 

clase

iresie