EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA: UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO POLÍTICA
Resumo
O presente estudo problematiza as representações de civismo e cidadania veiculadas pelos livros escolares de Educação Moral e Cívica de Jaldyr Bhering Faustino da Silva e Ayrton Capella (1971) e de Benedicto de Andrade (1978), utilizados nos sistemas de ensino de Florianópolis/SC. O conhecimento contido nos livros era organizado de forma que o leitor vislumbrasse a relação ideal – segundo os valores governamentais da época, entre o cidadão e sua pátria, atuando como agentes de formação política no ambiente escolar. Sob a ótica da História Cultural de Roger Chartier (1990) e em diálogo com as noções de culturas políticas de Serge Bernstein (1998), estabeleceram-se interfaces entre o momento histórico em que os livros estão inseridos e as culturas disseminadas, contextualizando os saberes escolares na cena política do país.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós Graduação em Educação - CUML | ISSN: 2238-4979 | Qualis: B1
Indexada em: